terça-feira, 19 de agosto de 2008

O Arctic Sunrise - Já está a caminho de Lisboa!
Estou ansiosa por subir a bordo e ouvir as fabulosas histórias deste navio, outrora usado na campanha para prevenir o despejo de instalações petrolíferas no mar, ou para perseguir navios de pesca pirata no Oceano Índico.
Uma das característica mais fascinante é o facto de ser um navio quebra-gelo e de possuir a capacidade de navegar em águas impossíveis para os outros navios e contemplando cenários deslumbrantes.
Talvez por ironia, ou quem sabe justiça poética, antes de se juntar à frota da Greenpeace, em 1995, o quebra-gelo Arctic Sunrise era um navio utilizado na caça às focas!

Mais sobre a história do A.S. aqui


A visita é GRATIS.

Horário (Agosto)
Quinta-feira, 21
17h00 - 20h30
Sexta-feira, 22
16h30 - 20h30
Sábado, 23
09h00 - 13h00 16h30 - 20h30

3 comentários:

Anónimo disse...

Historias fabulosas não tem nada, a começar pela caça à foca! Caracteristica mais fascinante... quebrar-gelo?? Aguas impossiveis é de manter e cenarios deslumbrantes deixarão de o ser se continuarem a desbravar a pura natureza pois vendo a historia,sabemos que por onde os humanos passam...é só destruição! A favor do Greenpeace mas não assim!

Anónimo disse...

Anónimo:

Não é apenas o facto de o Arctic Sunrise ter sido um navio utilizado na caça às focas,
que lhe atribui o encanto ou mérito e que desperta em muitos curiosos,como eu,a vontade de o conhecer de perto e de ouvir as suas histórias.
O interesse está sim, no resultado das acções humanas que estão ao leme deste projecto que a Greenpeace tem vindo a desenvolver.
Como exemplo, de razões que desencadeiam curiosidade e interesse, podem se prender com, o esforço e longo trabalho de detecção de barcos de pesca ilegais, o estudo científico dos fundos marinhos,
o projecto de criar áreas marinhas protegidas,
a denuncia de actividades destrutivas, a investigação á poluição de plataformas de petróleo... entre muitas outras acções, para mim: interessantes. Quanto á história da caça ás focas...não é a acção destrutiva passada que lhe dá o encanto , mas sem dúvida a ironia do destino. O exemplo comprovativo leva a concluir que: o que um dia um homem destruiu, outro dia um outro homem, levanta, repara, acredita, luta e mostra a todos um bom exemplo de perseverança e neste caso especifico,ajuda na luta pela preservação dos nossos oceanos.
"Caracteristica mais fascinante... quebrar-gelo??"

Depende do ponto de vista, se o o objectivo for denunciar actividades destructivas...sim!
Nem todos os humanos por onde passam fazem estragos! Felizmente existem aqueles que contra ventos e marés não deixam de acreditar que uma boa acção por mais simples que seja vale mais do que nenhuma!

" Aquilo que fazemos não é mais que uma gota de agua, mas o mar seria menor sem essa gota"

Anónimo disse...

Agora sim, o teu verdadeiro Eu e opinião quanto a este assunto ficou bem acente, ao invés, do que está patente no blog. Dá uma ideia errada. Sugeria que devesses acrescentar o que escreveste.
Obrigado pela sua resposta.
Continuação de um boa blog.
«Poeta da Vida estúpida»