quarta-feira, 6 de maio de 2009

Há quem lhe chame "Alma", "Coração", “EU Interior”… Não interessa o nome que lhe atribuímos, mas a importância que lhe damos.
Há também quem não sinta a necessidade de reflectir sobre isto. Vivem é com, decepções ou vazios e não entendem de onde vêm.
Mas então, quantas vezes nos “desligamos” e paramos para ouvir o que nos vai na alma?
Digo ouvir o que nosso interior pede e não o que nossa cabeça diz.
Muitas das pessoas que conheço seguem sempre o seu pensamento mais lógico, cheias de conflitos e ilusões… e não sabem (ou não querem) ouvir o que o seu interior pede.
Bem sei que, há quem seja mais influenciado pelo hemisfério esquerdo do cérebro (a parte racional e lógica do pensamento).
Eu, com toda a certeza mesmo antes de fazer alguns testes, sabia à partida que o hemisfério direito predominava em mim (o lado voltado para a sensibilidade e emoção). Conheço-me bem. Só podia, mesmo! :)

Faz o teste aqui se quiseres comprovar.

Continuando…
A alma é completa, ela cede-nos o sentido, preenche-nos e permite nos estar mais perto da “tão” almejada felicidade. O nosso "coração" (ou como lhe quiserem chamar) sabe quais são as vontades do nosso ser e guia-nos a cada momento para fazermos o que nos faz bem. Temos é que estar atentos! Por isso o nosso primeiro pensamento é quase sempre o certeiro.
Quantas vezes sentimos muita vontade de tomar uma determinada decisão, mas logo de seguida, bloqueamos e damos lugar aos pensamentos cheios de influências e repletos de “SES”? Pensamentos confusos, cheios de repressão e culpa. Isso é frequente. Fomos educados assim com valores familiares e sociais que não podem deixar de nos influenciar... Aprendemos a fazer o que é certo, o que todos fazem… o politicamente correcto!
E o que sentimos?
O que realmente temos vontade de fazer?
Passam tantos anos, sem ouvir o interior que ficam confusos quando se perguntam o que realmente os faz sentir bem e felizes.
Por vezes, em casos mais complexos, nem sabem quem são!

10 comentários:

Maria disse...

Só te poderia ter dado esse resultado, também eu sei à partida que o que predomina em mim é a sensibilidade e a emoção… não sei se é bom ou mau mas na prática as decisões emotivas quando correm mal trazem mais frustrações e recalcamentos porque tratando-se de pessoas emotivas vivem com mais intensidade tanto as boas como as más experiências que a vida lhes proporciona… por vezes são ingénuas, agem sem maldade, são muito mais impulsivas e o “Grilo” da consciência racional chega tarde… mas o “truque” estará em sabermos lidar com a nossa emotividade muitas vezes só vem depois de muitas quedas e com a maturidade adquirida ao longo da vida… (digo eu!) …ter algum “grilo amigo” por perto também ajuda…

Maria Brito disse...

"Assim como lavamos o corpo devíamos lavar o destino, mudar de vida como mudamos de roupa."

Livro do Desassossego

Mammy

Paty disse...

Nem sempre Maria, no meu ver nos podemos aprender a controlar (ou saber aceitar) essas más experiencias que a vida nos proporciona.

Paty disse...

Mãezona!!!

É sempre tão bom "ver-te" por aqui!
Essa frase diz muito...! Adorei o nosso "debate" hoje :) foi lindo! As pessoas deviam pensar que estavamos num outro mundo á parte :) tu parecias uma filosofa a falar.

Quando não entender as citaçoes do Fernando Pessoa, ligo-te ;)

Beijinho grande!!!

Maria Brito disse...

Como passou tão rápido o tempo!!!Falamos de tantos temas e como sempre em sintonia!!!Chegámos a esquecer por momentos onde estávamos e se pessoas ouveram á nossa volta nem sequer demos por elas!!!
Sinto k um dia a minha neta amada se sentará da mesma forma k nós trocando palavras mágicas k nos levam atrás de sonhos possivéis!!!
Liga sempre minha querida,pois terei sempre em mente uma reposta para uma pergunta e o meu infinito AMOR para aqueçer teu coração!!!!!
Beijos daqui até á lua e da lua até aqui.
Mammy

Paty disse...

Sempre em sintonia não Mamy!
Tu estavas bem mais á frente, há lá pensamentos muito filosoficos, nao consegui entender... mas tu explicas-te muito bem! Eu é que hoje estava num outro lugar!!! Na lua, talvez!

A mariana herdou o nosso bom gosto!

POr falar nisso deixo aqui um pensamento de alguem que gostas muito:

"As Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais"

Bob Marley

Anónimo disse...

Exma. Mammy da Patrícia:

São palavras de afecto como as suas, que deixam qualquer filha orgulhosa em sentir que têm uma mãe em quem pode sempre aconchegar.
No mundo actual, infelizmente o contacto pessoal tem sido deixado de lado e vai sendo substituído pela comunicação virtual. Desta forma, sinto que vale a pena salientar e enaltecer esse dia em que ambas estiveram juntas.
Também não queria deixar de dizer que mensagens como a sua, vão inevitavelmente repercutir na sua neta… muito positivamente!
Desta forma, findo o meu comentário na certeza de que a beleza de um jardim depende de quem o trata e da qualidade do seu solo, assim sendo, não é de estranhar que tenha gerado…duas deslumbrantes flores no seu jardim!
Obrigado e continue a impulsionar o crescimento das rosas que contemplamos!

Poeta da Vida
;)

Maria Brito disse...

Para ti filha querida...adorei a citação de Bob Marley!!!Sou sua fã incondicional e li muitas coisas lindas k ele nos deixou uma delas diz:
"O reggae não é para se ouvir

é pra se sentir.

Quem não o sente

Não o conhece"
Só possso concordar!!!!

Adoro reggae continuo a ouvir Bob Marley e seu filho Ziggy Marley!!!

Amo-te filha querida!! Beijinhos XXL para as minhas princesas.

Mammy

Maria Brito disse...

Exm.Poeta da vida:

Obrigado pelo comentário,k desde já agradeço!!!
Tem toda a razão quando diz,k a beleza de um jardim depende de quem o trata e da qualidade do seu solo!Plantei duas sementes e delas fiz nascer as duas mais belas flores do meu jardim,como boa jardineira não deixei nunca de as regar com muito amor,muito carinho e com o melhor adubo k é sem duvida o AMOR a proteção(qb)e em muita quantidade e em qualquer circunstancia o diálogo!!
Dialogar é não gritar,não criticar,não culpar ,não diminuir etc...!!!Desta forma iremos colher certamente flores sãs e belas de raizes fortes e das suas sementes,nascerão concerteza flores igualmente lindas e sãs,já nasceu uma flor daquela k eu plantei!!Nasceu forte e linda como sua mãe!!!Outras nascerão concerteza tão belas como a primeira e eu cá estarei para as ir regando com todo o meu AMOR!!!
Tenha a certeza de k cuidarei sempre e incondicionalmente com todo o meu AMOR do meu belo e gandioso jardim!!!!!

Maria disse...

Paty,

Concordo contigo podemos aprender a controlar... e isso remeteu-me para a chama inteligencia emocional, e o QE hoje em dia considerado tão ou mais importante que o QI...

Um assunto super interessante... estive a pesquisar e fiquei a saber que a inteligencia emocional pode dividir-se em quatro domínios : “percepção das emoções”, “uso das emoções”, “entender emoções”, e “controle e transformação da emoção” (dá uma espreitadela... http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_emocional )

Descobri ainda um teste, não sei se já experimentaste este... http://www.checkup.med.br/colesterol/teste_im

Beijinhos