sábado, 10 de maio de 2008


Hoje fomos jantar
á mãe e fomos surpreendidos com uma sofisticada e diria poética entrada!

ALCACHOFRA

Confesso que não me agradou muito o sabor, mas fiquei encantada com o método que envolve toda a degustação daquela planta.
Esta é a parte de Amélie Poulain que há em mim!!! :-)
Hoje na viagem fui a ensinar a Mariana a ver os desenhos que as nuvens fazem (pelo menos aos meus olhos) e depois vejo me encantada com uma simples planta comestível! Só eu!

Por isso vim pesquisar e descobri que se trata de uma planta de Verão, originária da Sicília.
Por cá não é muito apreciada, afinal dela consumimos apenas a parte carnuda das "pétalas" e o "coração" da flor, depois de retirada a capa (espinhosa).
É considerada uma iguaria exótica, parece ter sido feita para ser deliciada a cada pétala e não para ser devorada. Por cá não é habitualmente consumida.
Os portugueses em geral gostam é de alimentos consistentes, (infelizmente)!!!

Comem-se cozidas, molhando as pétalas em azeite com um pouco de sal ou molho de manteiga.
O trabalho é compensador, se levarmos em conta suas excelentes propriedades nutritivas e medicinais. Encontram-se boas doses de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro.
Estamos sempre a aprender.
Toca a provar!


Sem comentários: